Rianços fotografados

De todas as fotografias que tenho recebido ultimamente esta é a minha preferida. Nem sequer é das mais antigas mas a pose das pessoas impressiona-me.
Sei que foi tirada nos anos 40 provavelmente em Colos mas para mim poderia ser um retrato de um grupo de sicilianos em 1900.
Assim que a vi vieram-me à memória aqueles filmes italianos a preto e branco que passavam na TV quando eu era miúda. Os personagem sempre vestidos de preto, com ar dramático, a honra, o orgulho dos homens e o ar cansado das mulheres ( até mesmo daquelas que só têm 10 anos).
Mas, não, não são Sicilianos, são portugueses e da minha família. A fotografia terá sido tirada em alguma feira. A minha avó está vestida com um fato e tem na mão o que parece ser uma carteira. A sobrinha dela, a Leontina, segura uma taça e se está de escuro é porque a mãe tinha morrido havia pouco tempo.
O fumador de cachimbo é o meu bisavô Joaquim António Rianço que nasceu na Aldeia dos Elvas em Messejana em 1875 e é no seu registo de nascimento que pela primeira vez o seu avô José Joaquim aparece com o apelido Rianço. No seu termo de casamento é apenas José Joaquim. O outro homem é um dos seus filhos, e irmão da minha avó, António Joaquim Rianço e pai da Leontina.
Para que conste.

Comentários

Roberto disse…
Estou aqui com a minha avó Balbina Marques Rianço filha de António Joaquim Rianço, natural de Colos, a descobrir alguma história da minha família Rianço. Vi fotografias do meu bisavô, e mais pessoas de família e há uma fotografia na família Malveiro de um soldado (o 1º) que, segundo minha avó é o meu bisavô e não de Francisco Malveiro.
Joshua disse…
Olá Roberto,

A sua avó Balbina é irmã de Natael Rianço?

Quanto à fotografia, agradeço a correcção. A informação de que seria o meu avô Malveiro foi-me transmitida pelas minhas tias.

Gostava de falar consigo uma vez que estou a tentar organizar um evento na Aldeia dos Elvas, onde tudo começou, com os descendentes do primeiro Rianço.
O meu e-mail é ajosue@gmail.com.
Um abraço

Mensagens populares